• Marcos Carvalho

O trabalho e a carreira de um profissional de FP&A

Atualizado: Mai 31




Conforme mostrado na postagem anterior, a carreira de um profissional de FP&A pode ser muito promissora e oferece várias possibilidades de ascensão e bons salários. Mas quais seriam as habilidades mais importantes para se destacar no mercado? O que é esperado desse profissional e por onde começar a se capacitar? É o que abordaremos agora.


Habilidades de Gerenciamento de Projetos


Analistas e especialistas em planejamento e análise financeira são planejadores financeiros. Seu objetivo é, com base em pesquisa, coleta e análise de dados, aconselhar a gerência de uma empresa sobre os meios mais eficientes financeiramente para aumentar os negócios e os lucros da empresa.


Ao reunir relatórios como projeções financeiras de três e cinco anos, o profissional de FP&A está, em essência, construindo projetos financeiros. Bons analistas financeiros geralmente trazem para a mesa boas habilidades de gerenciamento de projetos, como liderança, gerenciamento de custos e tempo, capacidade de delegar, habilidades de comunicação – e habilidades gerais de solução de problemas.


A maioria dos FP&A são instruídos no uso de programas como o Microsoft Excel para criar e analisar relatórios. A análise financeira corporativa inclui realizar uma grande quantidade de coleta e consolidação de dados e, em seguida, gerar vários relatórios com muitas variáveis. Muito do trabalho realizado envolve examinar as principais métricas financeiras, como margens de lucro, volume de vendas e rotatividade de estoque e, em seguida, utilizar a análise para criar um planejamento financeiro estratégico para levar a empresa ao próximo nível de lucratividade.


Trabalho de Modelagem Financeira em FP&A


Analistas, gerentes, diretores e outros membros da equipe de FP&A frequentemente realizam um trabalho substancial de modelagem financeira, incluindo a criação, atualização e gerenciamento do modelo corporativo da empresa no Excel.


O modelo corporativo é usado para consolidar os orçamentos de todos os departamentos, criar previsões de longo prazo e medir os resultados reais em relação às previsões.


A exibição do modelo financeiro pode ser feita em painéis, apresentações de relações com investidores, relatórios do conselho e análises específicas.

Abaixo está um exemplo de um modelo financeiro utilizado pelos FP&A:





Formações e Certificações para FP&A Corporativa


Os analistas financeiros corporativos aspirantes podem seguir uma série de caminhos educacionais para o sucesso no setor. Os graus comumente detidos pelos analistas incluem contabilidade, administração de negócios, estatística e finanças. O curso lógico de pós-graduação para a formação de um profissional de FP&A é um MBA.


Alguns analistas financeiros corporativos também buscam certificação profissional na área de investimento, obtendo credenciais como CFP (Certified Financial Planner), Financial Risk Manager (FRM) ou Financial Modeling and Valuation Analyst (FMVA).


Melhor experiência de trabalho para aspirantes a FP&A


A melhor experiência prática de trabalho fora do trabalho de análise financeira direta é demonstrar a capacidade de ajudar uma empresa a crescer, especialmente de maneira econômica. Isso pode ser qualquer coisa, desde aumentar as vendas fazendo uma boa vitrine até reduzir os custos indiretos por meio de uma reformulação total do sistema de inventário de uma empresa.


Praticamente qualquer experiência comercial geral que destaque sua capacidade de resolver problemas e aumentar a lucratividade pode ser uma grande vantagem em seu currículo ‘ao se candidatar a um emprego como FP&A corporativo.


Trabalhar em um banco ou em uma empresa de contabilidade pública pode ser uma ótima maneira de iniciar a carreira.


FP&A dentro de uma estrutura corporativa (e para pequenas empresas)


Em uma empresa de pequeno porte, a posição do analista financeiro corporativo pode não existir como um cargo separado, mas ser efetivamente ocupada pelo proprietário, CEO, CFO ou controlador da empresa.


As empresas maiores tem um departamento completo de análise financeira corporativa, geralmente liderado por um diretor de planejamento e análise financeira ou pelo diretor financeiro (CFO) da empresa. Algumas empresas tem os dois cargos, com o Diretor de Análise Financeira se reportando ao CFO.


Em um grande departamento de análise financeira corporativa, os analistas financeiros juniores trabalham em pequenos grupos chefiados por um analista financeiro sênior. Nas maiores empresas multinacionais, os analistas juniores são designados para avaliar uma única linha de produtos, ou talvez até um único produto. Por exemplo, se você trabalhou como analista júnior na The Hershey Company (NYSE: HSY), poderá ser designado para produzir todos os relatórios e recomendações relevantes sobre apenas uma barra de chocolate.


A tabela abaixo fornece responsabilidades típicas do trabalho e estimativas da remuneração mensal para os principais cargos do departamento de FP&A de uma grande corporação:





Normalmente, são necessários de três a cinco anos para fazer a transição de um analista financeiro júnior para um sênior. Ao longo do caminho, você pode ter a oportunidade de mostrar suas habilidades, receber o título de gerente responsável por um projeto financeiro específico, como alterar a maneira como a empresa faz relatórios de inventário ou supervisionar um projeto substancial de investimento.


Carreira pós-FP&A – Para onde você pode depois – Estratégias de recolocação


Há uma boa quantidade de discordâncias sobre as oportunidades de recolocação existentes no setor de finanças corporativas. No entanto, existem alguns caminhos frequentemente percorridos por profissionais que trabalharam em planejamento e análise financeira.


A maioria dos analistas financeiros corporativos permanece no setor, mas persegue novos desafios (e salários mais altos) passando de uma empresa para outra.


Aproximadamente 10% dos profissionais de FP&A acabam migrando para os campos de banco de investimento ou private equity. Outros 10% se mudam para outra área da gestão corporativa, como vendas e marketing ou recursos humanos. Cerca de 20% deles acabam entrando no negócio por si mesmos, tornando-se consultores de negócios privados.


Carreiras


Como o trabalho de análise financeira corporativa abrange uma gama tão ampla de atividades, e também porque o trabalho é tão importante para o crescimento e a sobrevivência financeira básica de uma empresa, o planejamento e análise financeira (FP&A) é uma carreira que oferece uma grande variedade de oportunidades e remuneração acima da média. Com o conjunto de habilidades adequado e uma inclinação natural para o trabalho, você pode desenvolver uma carreira muito satisfatória como analista financeiro corporativo.


Agregando valor a uma corporação


As FP&A corporativas desempenham um papel importante no apoio às decisões tomadas pelo CEO, CFO e equipe de liderança executiva da empresa. Como tal, a oportunidade de agregar valor nas FP&A é enorme e ter um bom tempo no cargo pode levar a um enorme aumento potencial no planejamento de negócios de caixa, incluindo orçamento, previsão , otimização de fluxo de caixa , análise de retorno do investimento, estrutura de capital e em última análise, o valor de todo o negócio.


Em: https://corporatefinanceinstitute.com/resources/careers/jobs/financial-planning-and-analysis-fpa/

100 visualizações
logoLeverpro.png
CADASTRE-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco