• Marcos Carvalho

O que são reservas de caixa?



As reservas de caixa são fundos que as empresas mantêm para uso em situações de emergência. O dinheiro economizado é usado para cobrir custos ou despesas não planejadas ou inesperadas. Na maioria dos casos, as reservas são utilizadas em necessidades de curto prazo. Um benefício de manter essa reserva é que a empresa pode evitar dívidas no cartão de crédito ou a necessidade de assumir dívidas adicionais com empréstimos (normalmente os empréstimos são usados ​​para necessidades financeiras planejadas).


As empresas geralmente costumam armazenar o dinheiro economizado na conta bancária para utilizar como reserva de caixa. O dinheiro também pode ser colocado em uma conta separada, especialmente criada para esse propósito.


Quanto se deve guardar em uma reserva de caixa?

O valor que uma empresa coloca em uma conta de reserva de caixa depende inteiramente de suas necessidades. Os especialistas financeiros geralmente dizem que uma reserva sólida é equivalente a três a seis meses (sugerimos fortemente seis meses)das despesas comuns da empresa. Decidir sobre um valor de reserva é uma decisão financeira importante para uma empresa. A falta de reserva de dinheiro suficiente torna uma empresa vulnerável financeiramente. Mas manter reservas demais significa que a empresa não está aproveitando ao máximo a oportunidade de investir mais recursos no crescimento de seus negócios.


É importante para uma empresa revisar suas demonstrações financeiras para ajudar a determinar quanto deve ser colocado em uma reserva de caixa. O foco nas despesas e nos custos operacionais, bem como na demonstração do fluxo de caixa da empresa é a maneira padrão de determinar o tamanho de uma reserva. Na maioria dos casos, é melhor usar a demonstração do fluxo de caixa do ano anterior para identificar quais entradas e saídas a empresa obteve. Subtrair gastos dos recebimentos totais revela a quantidade de dinheiro destinada para as despesas comerciais. Esse número pode ser dividido pelo número de meses no período contábil para determinar a taxa mensal de queima de caixa.


Para startups que ainda não possuem demonstrações financeiras, o valor da reserva de caixa pode ser estabelecido usando o fluxo de caixa projetado da empresa e o orçamento dos negócios. Subtrair as despesas mensais projetadas dos recebimentos mensais fornece à empresa um número que eles podem multiplicar pelo número de meses que a reserva de caixa deve cobrir.


Uma segunda definição:


As reservas de caixa também podem se referir a investimentos de curto prazo e de alta liquidez que indivíduos e empresas fazem, e que podem ter acesso rápido a recursos financeiros sem a necessidade de ter uma grande quantidade de caixa.


Conclusão:

As reservas de caixa são vitais para as empresas. A reserva mantém o dinheiro que uma empresa pode usar quando custos inesperados aumentam ou quando as receitas diminuem. Calculando as receitas da empresa e subtraindo suas despesas e custos resultam na quantidade mensal necessária para cobrir suas obrigações. Reservas de caixa, como dito anteriormente, devem idealmente ser suficientes para cobrir seis meses de suas despesas e custos.

0 visualização
logoLeverpro.png
CADASTRE-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco