FP&A

Como se tornar um Profissional de FP&A - Certificações e Ferramentas

today
20.12.2022
schedule
8 min
person
Equipe LeverPro

Profissional de Planejamento e Análise Financeira, ou como é mais conhecido, profissional de FP&A (Financial Planning and Analysis), é a função designada para desenvolver um conjunto de atividades de orçamento, forecasting e análises, gerando informações cruciais para a tomada de decisões dos CEOs, CFOs e Diretoria.

Todo crescimento organizacional depende de alguns fatores para que seja feito de uma maneira saudável e bem planejada. Mas para isso, a empresa deve contar com profissionais especialistas nesta função.

Crescer e desenvolver uma empresa, vai muito além de aumentar o faturamento e aumentar a capacidade produtiva. Todo crescimento sem planejamento, contém falhas, falhas estas que terão que ser resolvidas no meio do processo.

Ao designar uma área da empresa com os profissionais certos para essa função, a empresa minimiza o risco, e transforma todo o planejamento em eficiência de execução.

O profissional de FP&A, é o responsável por desenvolver este projeto dentro da empresa. Ele será responsável por contribuir para a realização de planejamento, orçamento, previsões e análises de informações empresariais que demonstram as relações de causa e efeito entre os atos de gestão e os resultados financeiros do negócio.

Este profissional, atua diretamente com o CEO e o CFO da organização, evidenciando resultados e planejamentos, para que a empresa atinja aquilo que foi proposto, através de análises quantitativas e qualitativas de todos os aspectos operacionais de uma empresa. 

Todas as análises passam pelas mãos da equipe de FP&A, que levará essas informações até o gerente de FP&A, para que juntos, possam desenvolver projetos para serem colocados em práticas. Assim como arrumar processos que estão em descontrole da organização, e mapear futuros objetivos e planos.

Para saber mais detalhes sobre o que faz um profissional de FP&A, suas obrigações, competências, salários e responsabilidades, leia nosso artigo de apoio.


O que é e como tirar a Certificação FP&A?


Todo profissional que contém certificações especificas, demonstra possuir um conjunto de competências essenciais para exercer a profissão. E não é diferente com o FP&A. 

A Certificação FP&A aborda áreas que não são cobertas por um diploma tradicional (como um MBA, por exemplo), além de ser a única credencial específica para profissionais de Planejamento e Análise Financeira.

O curso lógico de pós-graduação para a formação de um profissional de FP&A é um MBA.

Entretanto, alguns analistas financeiros corporativos também buscam certificação profissional na área de investimento, obtendo credenciais como CFP (Certified Financial Planner), FRM (Financial Risk Manager) ou FMVA (Financial Modeling and Valuation Analyst).

Os analistas financeiros corporativos podem seguir uma série de caminhos educacionais para o sucesso no setor. Os graus comumente detidos pelos analistas incluem contabilidade, administração de negócios, estatística e finanças. 

Essas formações servem como base para um bom profissional de FP&A. Como sabemos, a base é importante, entretanto, é de extrema importância o profissional desta área se certificar dentro da área de FP&A.

O certificado é concedido pela AFP (Association for Financial Professionals) e para possuí-lo os candidatos devem passar por duas provas (partes I e II), e cumprir os requisitos de educação e experiência, além de concordar em cumprir os Padrões de Conduta Ética da AFP.

Para membros da AFP o valor da prova (até o momento em que este artigo é divulgado) é de U$1025 (para inscrições antecipadas) ou U$1125 (para inscrições realizadas após uma data determinada)

Para não membros, o valor é de U$1420 ou U$1520. Esses valores podem sofrem alterações sem aviso prévio.

A prova é realizada em diversas localidades do Brasil (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo).

Neste mercado, ter a base financeira e gostar de planilhas é primordial, já que o profissional desta área lidará com muitos números, análises e planilhas, tendo como rotina estas tarefas.

Para realizar a prova o candidato deverá possuir um diploma de bacharel ou estar atualmente matriculado em um programa de graduação com foco em finanças (finanças, contabilidade, economia ou negócios). No último caso, o candidato deve comprovar que irá graduar-se em dois anos.

Adicionalmente, é necessário ter experiência profissional, a qual varia de acordo com a categoria de elegibilidade (o mínimo é de 2 ou 3 anos em atividades relacionadas a Financial Planning and Analysis).

Como é a prova de certificação FP&A?

O exame FP&A consiste em duas partes (Parte I e Parte II) que exigem conhecimentos e habilidades envolvidas na função de planejamento e análise financeira corporativa, como descrito no tópico anterior. 

Parte I 

Aborda a perspicácia financeira - Coleta, interpretação, compreensão, e comunicação das informações comerciais e financeiras (125 perguntas, sendo 110 de múltipla-escolha e 15 simulações baseadas em tarefas)

  • Domínio A: coleta e interpretação de informações – 40%.
  • Domínio B: compreensão de conceitos financeiros e coordenação de outros profissionais – 60%.

Parte II: 

Onde o candidato responderá perguntas voltadas para a análise financeira - Construção e interpretação de Projeções Financeiras (125 perguntas, sendo 90 de múltipla-escolha e 30 simulações baseadas em tarefas)

  • Domínio A: Análise de Informações – 35%
  • Domínio B: Construção de Projeções Financeiras – 35%
  • Domínio C: utilização de Tecnologia / Software – 30%

Para a parte I o tempo estimado é de 180 minutos, dos quais 155 são utilizados para responder às 125 questões apresentadas. Para a parte II a programação é de 270 minutos, dos quais 245 são utilizados para responder às 125 perguntas apresentadas. 

Em cada parte da prova há 25 minutos atribuídos para o acordo de não divulgação, o tutorial de exame e a pesquisa pós-teste.

A nota de aprovação para o Certificado de FP&A é estabelecida através de um processo chamado de configuração padrão. Durante o processo, especialistas certificados em análise e planejamento financeiro avaliam cada pergunta no exame para determinar quantas respostas corretas são necessárias para determinar o nível de conhecimento e habilidades necessárias para passar no exame.

Os exames FP&A usam os métodos Angoff Modificado ou Bookmark de configuração padrão. Todos os candidatos que atendem este padrão passam na prova.

As taxas de aprovação para a Parte I variam de 51 a 63% e para a Parte II de 41 a 52%.

Para mais informações sobre o conteúdo da prova, acesse as especificações do teste aqui. 

Como se preparar para a prova?

O curso disponível no site da FPAC é a fonte oficial de preparação para realizar a prova de Financial Planning and Analysis. Os tópicos do curso são:

Parte I:

Capítulo 1: Informações e FP&A

Capítulo 2: Estratégia

Capítulo 3: Organização

Capítulo 4: Indústria

Capítulo 5: Macroambiente

Capítulo 6: Princípios e Processos Financeiros

Capítulo 7: Contabilidade financeira e relatórios

Capítulo 8: Análise de Ratio

Capítulo 9: Contabilidade Gerencial e de Custos

Capítulo 10: Microeconomia

Capítulo 11: Gerenciando Projetos FP&A

Capítulo 12: Comunicação efetiva

Parte II:

Capítulo 1: Especificando Saídas e Obtendo Entradas

Capítulo 2: Melhorar a qualidade da informação

Capítulo 3: Refinando Dados, Riscos e Oportunidades

Capítulo 4: Modelos de construção e refinação

Capítulo 5: Usando Cenários

Capítulo 6: Fazer conclusões e recomendações

Capítulo 7: Análise de informações e comentários

Capítulo 8: Olhando para a frente

Capítulo 9: Projeções de Volume de Vendas e Receita

Capítulo 10: Projeções de Demonstrações Financeiras

Capítulo 11: Avaliação de projetos, clientes, ofertas e produtos

Capítulo 12: Análise de risco

Capítulo 13: Aplicando Melhores Práticas para FP&A (Tecnologia/Software)

Capítulo 14: Usando Planilhas e Funções da Planilha

Capítulo 15: Trabalhando com bancos de dados, ERP e sistemas de BI


Ferramentas utilizadas por profissionais de FP&A

Os profissionais de FP&A, contam com algumas ferramentas para auxiliar no seu trabalho diário. Mas vale ressaltar, que existem diferenças entre ferramentas de FP&A e ferramentas de B.I. 

As ferramentas de FP&A, abordam os seguintes pontos:

  • Avaliação de desempenho;
  • Visualização de dados em Dashboards, KPI’s e métricas;
  • Previsão, Planejamento, Simulação de cenários;
  • Dificilmente envolverá a TI do cliente, fazendo as análises baseadas no balancete e no razão;
  • Focada em normas contábeis e financeiras e padrões de auditorias;
  • Relatórios e dashboards pré-configurados e personalizáveis pelo próprio usuário, para equipes financeiras.

Estas funções são algumas disponíveis nas ferramentas dos profissionais de FP&A, diferente da ferramenta de B.I, que contempla as seguintes funções;

  • Histórico de dados;
  • Visualização de dados > Dashboards;
  • Análise de tendências;
  • Envolve a TI do cliente;
  • Genérica, sem foco em contabilidade e finanças;
  • Dashboards que dependem de configurações prévias para sua plena funcionalidade, para equipes de TI.

Pela complexidade da função, o profissional de FP&A deve contar com ferramentas que permitiram ele entregar o melhor resultado para o seu gestor e conseguir resultados satisfatórios para a organização. 

Muitos profissionais de FP&A utilizam o Excel para realizar as suas tarefas, entretanto, o mercado oferece ferramentas mais assertivas para tal função. O Excel pode ser utilizado, mas ele serve como um complemento para as demais ferramentas. 

Este tema requer bastante atenção, para que seja utilizada da melhor maneira as principais ferramentas. Entenda a diferença sobre estas soluções aqui descritas no nosso artigo de apoio sobre a diferença entre as soluções de FP&A e as ferramentas de B.I. 


Como escolher uma ferramenta de FP&A?

Os profissionais de FP&A tem disponível algumas ferramentas para executar o trabalho, entretanto, cada uma tem a sua função. Para saber qual a ferramenta correta para executar tal trabalho, é necessário entender o momento atual da empresa, e qual tarefa deve ser executada. 

A partir dessas análises, é possível ser mais assertivo quanto a escolha da ferramenta a se utilizar. 

Primeiro, é importante identificar de forma apropriada a maturidade financeira da sua empresa, considerando aspectos como complexidade do processo, nível de governança, competência da equipe e escopo dos projetos.

Depois, devemos analisar as necessidades específicas do seu negócio e sua capacidade de escalabilidade e aumento de complexidade, para buscar plataformas de FP&A que possuem alta adaptabilidade e customização.

É importante considerar também o tempo de implantação, a forma em que a plataforma coleta seus dados financeiros, sua velocidade, segurança e habilidade de apresentar visões que forneçam insights financeiros de alta relevância.

Por fim, é importante lembrar que a adoção de qualquer software por uma equipe, sempre será acompanhada de uma curva de aprendizado. Por isso, é importante considerar a facilidade de uso e familiaridade 

Tudo dependerá do momento e do projeto que deverá ser executado. Cada ferramenta tem a sua função. E a escolha desta ferramenta, se tornará tão importante, quanto o que será executado. Uma vez que ambas as decisões andam em conjunto.

Em breve, iremos fazer um artigo para te auxiliar na escolha da ferramenta de FP&A certa para o momento da sua empresa, então assine nossa newsletter para ser notificado assim que publicarmos este artigo e outros!

Fontes e Referências

últimos artigos