• Marcos Carvalho

A importância da previsão do fluxo de caixa durante a pandemia do Covid-19

Atualizado: Jun 23



As previsões financeiras não são apenas para grandes empresas, são essenciais para qualquer negócio, especialmente nesses tempos sem precedentes. Se você está preocupado com sua posição de caixa ou não tem certeza do impacto que o COVID-19 terá sobre os seus negócios, recomendo preparar previsões financeiras o mais rápido possível.


Como diz o ditado, 'conhecimento é poder', e você e sua equipe precisam estar equipados com os fatos e números para tomar decisões vitais rapidamente e utilizar o suporte disponível que está sendo introduzido pelo governo, incluindo as linhas de crédito disponibilizadas para empresas impactadas pelo coronavírus.


Preparando sua previsão de fluxo de caixa


Você já considerou o impacto financeiro da perda de clientes, pagamentos atrasados ​​ou outros cenários, como o fechamento de um escritório? É útil avaliar se você precisa de fundos adicionais para apoiar seus negócios ou se é capaz de se articular para atender às demandas do mercado e explorar novas oportunidades.


Sua previsão de fluxo de caixa pode ser usada para testar cenários, incluindo o impacto do desligamento de alguns ou de todos os funcionários, se for necessário um empréstimo, quanto é necessário e como os pagamentos funcionariam.


Em circunstâncias normais, você revisaria os números do ano anterior para criar suas previsões de vendas, lucros, despesas e custos, que forneceriam as informações necessárias para visualizar as tendências e variações de fluxo de caixa. No cenário atual, é necessário ter mais flexibilidade e buscar opções na análise financeira para embasar a tomada de decisões.


Recomendações para o fluxo de caixa:


· Recomendamos começar com um fluxo de caixa projetado para3 meses, atualizado semanalmente. Isso garantirá que você sempre tenha visibilidade dos seus requisitos de caixa para o próximo trimestre, permitindo que os planos mudem conforme necessário


· Use cálculos específicos e baseie todas as entradas e saídas em premissas realistas que podem ser alteradas para atualizar as previsões de acordo com cada situação


· Ter informações financeiras em tempo real prontamente disponíveis pode realmente ajudá-lo a avaliar rapidamente sua posição de caixa e calcular projeções mais prováveis


· A comunicação com clientes e fornecedores é fundamental para saber quando é provável que você receba pagamentos de seus clientes e quando precisará pagar seus fornecedores. Algumas empresas estão trabalhando em conjunto com seus clientes e fornecedores para elaborar planos de pagamento, por isso é uma vitória para todas as partes. Você também pode precisar alocar mais recursos para cobrar dívidas para sobreviver nos próximos meses.


· Para que as metas traçadas possam ser utilizadas como parâmetro para as ações cotidianas da empresa, elas devem ser claras e objetivas. Caso sejam vagas e não correspondamà sua realidade, dificilmente vão engajar os colaboradores e não trarão resultados após serem implementadas após a análise dos os impactos apontados na projeção.


· É muito importante incluir as novas informações na projeção de fluxo de caixa na medida em que elas apareçam, seja em revisões semanais ou mensais, haja vista que elas podem modificar as possibilidades do negócio e afetar seu planejamento. A atualização constante dos dados auxilia na manutenção da projeção ao longo do tempo, garante decisões acertadas, reconhecimento de riscos e oportunidades de investimento para o crescimento do negócio.


Além disso, para uma projeção de caixa mais precisa, sua empresa precisa conhecer seus Prazos Médios de Pagamento e Recebimento:

  • Prazo Médio de Pagamento: é o período entre a data da compra e o pagamento efetivo aos fornecedores. Por exemplo, se sua empresa compra matéria-prima e paga o fornecedor em duas parcelas, seu prazo médio de pagamento vai ser de 50% a vista e 50% em 30 dias.

  • Prazo Médio de Recebimento: é o tempo entre a venda do produto ou serviço e o efetivo recebimento do pagamento. Por exemplo, se sua empresa vende em 3 parcelas sem entrada, seu prazo médio de recebimento vai ser de 33% em 30 dias, 33% em 60 dias e 34% em 90 dias.

Considerações sobre Teste de Cenário:


· Fornecedores: os principais fornecedores precisarão ser priorizados e você precisará decidir quais pagamentos são essenciais. Lembre-se de que a comunicação será vital, especialmente ao fazer arranjos como esses.


· Se você estiver buscando uma linha de crédito disponibilizada devido aoCoronavírus, use todos os cenários acima para ajudar a determinar o tamanho do empréstimo necessário, sua capacidade de reembolsá-lo no futuro, juntamente com o período de empréstimo necessário. Você também pode considerar a melhor forma de usar o empréstimo para garantir a sobrevivência a longo prazo.


Você não está sozinho


Depois de entender sua posição de fluxo de caixa, existem várias opções adicionais que podem fornecer suporte extra nas próximas semanas e meses.

Nas próximas semanas, produziremos mais conteúdo que acreditamos ser útil para você e sua empresa.

12 visualizações
logoLeverpro.png
CADASTRE-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco