• Marcos Carvalho

15 ideias para criar seu fluxo de renda passiva



O que é renda passiva?


Antes de abordar algumas das melhores idéias de renda passiva que você pode usar para aumentar sua receita, é importante entender qual é o conceito de renda passiva.


Quando um fluxo de renda é passivo, significa que requer pouca ou nenhuma manutenção para manter o dinheiro fluindo. Agora, isso não significa que é algo que possa ser completamente ignorado ou esquecido. Não. Muito pelo contrário. É importante rastrear todos os fluxos de renda passivos e acompanhá-los ativamente, não importa o quão automatizado eles sejam.


#1 - Crie um blog


Um dos melhores meios para gerar renda passiva é iniciar um blog. Os blogs podem gerar uma quantidade enorme de renda, mas irá levar algum tempo. Se você planeja iniciar um blog, entenda que será necessário muito trabalho e paciência até obter algum sucesso.


Seja qual for o seu nicho, desde que você tenha um entendimento claro de coisas como otimização de mecanismos de pesquisa, marketing de mídia social, padrões de SEO e a capacidade de produzir um conteúdo relevante, será bem-sucedido com um blog. Depois que seu blog se torna popular, ele fornece a plataforma e o público-alvo para gerar múltiplos fluxos de receita através da comercialização de produtos e serviços relevantes para seus visitantes.


#2 - Escreva e publique um e-book


Outro ótimo método para gerar uma boa renda passiva é escrever e publicar um e-book. Os e-books que ajudam a educar seu público sobre tópicos como marketing on-line, negócios ou outras áreas de auto-desenvolvimento tem uma boa aceitação no mercado e são uma boa opção de conteúdo a ser desenvolvido.


Claramente, a literatura ou obras de ficção podem gerar enormes quantias de dinheiro, mas tenha em mente que esse é um mercado altamente competitivo se você não é um escritor já estabelecido e com uma base sólida de leitores e seguidores. Publique e-books que preencherão uma necessidade existente em nichos populares nos quais você já tem algum nível de conhecimento.


#3 - Crie um curso online


Tem uma habilidade técnica? Deseja transmitir essa habilidade a outras pessoas por aí enquanto gera um fluxo de renda passiva saudável? Criar um curso on-line na Udemy é uma ótima maneira de automatizar parte do seu fluxo de caixa. No entanto, como qualquer outro fluxo de renda passivo, é necessário um esforço significativo no front-end para criar a interface e gravar todo o material.

Há muitas coisas que podem ser ensinadas através de um curso on-line. Alguns exemplos de habilidades técnicas são por exemplo, como você pode se tornar um desenvolvedor da Web ou como implementar padrões de SEO , mas também pode optar por ensinar outras habilidades, como tocar um instrumento, aprender um novo idioma, tornar-se fotógrafo, e assim em diante.


#4 - Produza um audiobook


Esse é outro ramo capaz de gerar um fluxo incrível de renda passiva. Após roteirizar o projeto, você pode gravar seu audiobook em um estúdio com um locutor profissional ou com sua própria voz, ou fazer por si mesmo em casa, utilizando as diversas plataformas online disponíveis. É possível iniciar com plataformas menores e gratuitas para futuramente levar seus audiobooks às plataformas mais robustas do mundo, como a Audible e o iTunes.


Se você possui conhecimentos especializados ou conjuntos de habilidades avançadas em alguma área, pode optar por ensiná-los através de audiobooks. No entanto, você precisa se concentrar em fornecer uma enorme quantidade de valor e garantir uma produção de alta qualidade. Não tente fazer algo mais ou menos esperando ganhar dinheiro online.


#5 - Torne-se um comerciante afiliado


O marketing de afiliados é provavelmente uma das maneiras mais poderosas de gerar vários fluxos de renda passivos. Você se torna divulgador de uma marca ou produto utilizando sua rede. No entanto, isso não é fácil. Para ter sucesso no marketing de afiliados, você precisa de muitos seguidores. Em outras palavras, você precisa de uma grande plataforma e público. Basicamente, ser influente.


Quando você não tem uma plataforma ou público-alvo, precisa exibir anúncios, o que pode custar caro. Se você sabe o que está fazendo e é um comerciante experiente na Internet, terá sucesso. Mas leva tempo para pegar o jeito. Ainda assim, essa é uma ótima maneira de vender produtos e serviços que você não possui, tornando-se efetivamente como um corretor enquanto obtém um fluxo de renda passiva saudável.


#6 - Crie um funil de vendas


Qualquer pessoa no negócio de marketing entende o conceito de funil de vendas . Os funis de vendas representam o processo de transformar clientes em potencial a clientes e consumidores. No entanto, criar um funil de vendas adequado não é tarefa fácil. Isso requer uma boa quantia de tempo investido e também requer a criação de um fluxo de prospecção para fazer com que muitos potenciais clientes caiam no topo do funil.


Para criar seu funil de vendas, você precisa oferecer algo em troca de um endereço de email, criando efetivamente uma oferta gratuita. Inscreva-se em um sistema como Aweber ou Mail Chimp e trabalhe na criação do seu funil de vendas. Monte uma oferta gratuita e crie uma série de e-mails automatizados que moverão seus leads pela jornada de venda dos produtos que você está anunciando.


#7 - Desenvolva um aplicativo para smartphone


Tudo bem, tudo bem. Eu sei que não é fácil desenvolver um aplicativo para smartphone . Você precisa de muita habilidade ou dinheiro para conseguir que alguém transforme sua ideia em realidade, mas isso ainda é possível. Embora a corrida do ouro por meio de aplicativos pareça ter acabado, você ainda pode obter uma renda respeitável se desenvolver o aplicativo certo.


Se você pode criar o próximo Uber, então ótimo. Caso contrário, você ainda pode optar por algum aplicativo de nicho que ajude a resolver um problema ou a preencher uma necessidade que ainda não tenha sido preenchida. Pense em algo que você pode fazer melhor do que o mercado já oferece e tente a sorte! Se você tem algum conhecimento técnico e entende a dinâmica dos aplicativos comerciais e de smartphones, isso definitivamente vale a pena.


#8 - Gere renda com aluguel de imóveis


Essa não é uma novidade. O setor imobiliário é uma fonte de renda passiva há muito tempo. Investidores e proprietários optam por alugar casas, apartamentos, condomínios e escritórios para gerar uma receita mensal saudável. Claramente, o setor imobiliário é uma ótima opção para gerar receita automática, mas também exige um investimento inicial considerável.


Se você tem dinheiro extra para investir, certamente pode optar por investir em imóveis. Você pode comprar imóveis para alugar para inquilinos de longo prazo ou pode tentar alugar casas de férias em sites como AirBnB. De qualquer maneira, é uma ótima idéia de renda passiva se você tiver dinheiro disponível.


#9 - Gere royalties com jingles ou faixas de áudio


Se você tem inclinação musical, uma idéia para gerar receita passiva pode ser criar jingles ou faixas de áudio que você pode licenciar em sites populares como Audio Socket, Sound Cloud ou Song Freedom, apenas para citar alguns. Isso claramente não é fácil. Mas é algo em que vale à pena investir seu tempo.


Faça uma pesquisa para criar faixas de áudio atraentes para um grande público. Pesquise outras faixas populares que estão sendo muito licenciadas e veja como elas foram feitas, para que você possatentar replicar em algum formato, mas sem duplicar completamente.


#10 - Faça tutoriais em vídeo no YouTube


O YouTube é um ótimo recurso para obter um bom fluxo de renda passiva. Embora não seja fácil, e serão necessários milhões e milhões de visualizações para obter uma receita real desse fluxo, o YouTube é uma alternativa viável ao mercado convencional.


Pesquise o que os YouTubers mais populares estão fazendo. Por exemplo, Blippi, uma série infantil criada pelo empresário criativo Stevin John , ajuda a ensinar as crianças sobre todos os tipos de assuntos e se tornou uma das séries mais populares do YouTube em seu nicho, com mais de 500 milhões de visualizações nos últimos dois anos. Procure pessoas de sucesso e tente replicar suas fórmulas enquanto é tempo!


#11 - Venda fotos profissionais online


Outro caminho para a renda passiva é aproveitar sites de venda de fotos como o iStockPhoto e o Shutter Stock para ganhar dinheiro enquanto você dorme. Claramente, você precisa entender de fotografia e saber utilizar ferramentas como o Photoshop se quiser ter sucesso no negócio de venda de fotos.


Há muita concorrência nessa linha de trabalho. No entanto, se você tem um talento especial para fotografia, vender suas fotos on-line deve soar como algo natural para você. Fique realmente bom no software de edição de fotos que escolher utilizar e encontre seu nicho. Seja retratos, fotografia de paisagem, fotografia de negócios ou qualquer outra coisa. Encontre-o e foque nele.


#12 - Use cartões de crédito com cashback


Os cartões de crédito com dinheiro de volta (cashback) oferecem um ótimo recurso para obter uma renda passiva, especialmente se você já estiver gastando o dinheiro. Embora esse fluxo de receita provavelmente não o torne rico, ele ajudará a dar-lhe algumas comissões sobre o dinheiro que você provavelmente já está gastando no seu dia-a-dia.


Faça algumas pesquisas online para obter os melhores cartões de crédito em espécie e leia vários artigos que explicam qual seria o cartão certo para atender à sua demanda. Desconfie de links sem algumas postagens que podem tentar empurrá-lo para um cartão que não te ajudará a obter o melhor retorno ao utilizá-lo.


#13 - Compre ações com dividendos


As ações que pagam dividendos são um grande recurso para gerar renda passiva. Você também não precisará vender as ações para gerar essa renda. No entanto, você terá que comprar uma quantidade significativa de ações para obter um fluxo saudável de receita de qualquer ação que escolher.


Faça a devida pesquisa e consulte profissionais para encontrar as ações de dividendos corretas. Você não precisa começar sabendo tudo, mas precisa aprender o básico. Comece pequeno e construa a partir daí, mantendo-se sempre atento às ações de dividendos que produzem alta renda.


#14 - Invista em plataformas de empréstimo P2P


As plataformas de empréstimos ponto a ponto (peer-to-peer) tornam fácil e direto o investimento em pessoas e empresas para gerar um fluxo de renda passivo a partir dos pagamentos de juros. Muitos desses sites possuem algoritmos precisos de previsão de riscos, eliminando grande parte das suposições da equação.


Claramente, isso exigirá algum investimento inicial. Se você tiver algum dinheiro guardado, esse pode ser um bom caminho para investimento sem ter que depender de CDBs com juros baixos em bancos ou ações de alto risco. Faça a pesquisa e julgue por si mesmo se essa ideia de renda passiva funciona para você.


#15 - Crie sites de nicho ou guias para obter receitas com leads ou referências


Se você tem uma compreensão de SEO e marketing on-line, convém criar sites de nicho ou guias para ajudar a gerar leads. Os ramos de negócio mais populares incluem seguros, cartões de crédito, nicho de investimentos, dietas, cosméticos, moda e muitos outros.


Encontre algo de que você entenda e faça contato com as empresas certas para vender seus leads ou certifique-se de que as pessoas sejam encaminhadas para os produtos ou serviços certos que permitirão que você receba uma comissão por cada venda realizada.

20 visualizações
logoLeverpro.png
CADASTRE-SE E FIQUE ATUALIZADO!
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco